Lentes De Contato Para Crianças – Sim Ou Não?

em Aug 05, PM . 3 Comentários.

A saúde das criança é algo que preocupa e sempre que começam a ter dificuldades em ver objetos ao perto e/ou ao longe isso é sinal de que é necessário a levar a uma consulta de oftalmologia e/ou optometria.

Se o resultado da consulta é um problema de visão e necessita de usar óculos, isso é devastador, principalmente para os pais, que se preocupam. A grande questão que muitas vezes se coloca é saber se podem utilizar lentes de contato em alternativa aos óculos.

Consulta Criança

Quais os problemas de visão nas crianças?

Antes de investigar sobre a utilização de lentes de contato em crianças é importante conhecer os problemas de visão que os mais pequenos podem ter e como os detetar.

Os problemas mais comuns são situações de miopia ou hipermetropia que também podem estar associadas a astigmatismo, estrabismo e ambliopia.

Quando existe mais que um defeito visual e/ou o defeito apresenta valores muito altos não se podem aplicar as seguintes definições genéricas de cada caso:

- A miopia é a dificuldade de ver ao longe. As crianças que sofrem deste problema de visão podem "cerrar" os olhos para focar melhor ao longe e preferem brincadeiras como trabalhos manuais, pintura e leitura, evitando actividades ao ar livre. (A visão de perto é melhor que o normal)

- A hipermetropia é a dificuldade de visão ao perto. Estas crianças podem chegar a lacrimejar quando se esforçam para focar ao perto. Normalmente, elas preferem atividades ao ar livre e rejeitam as atividades que exigem focar objetos ao perto.

- O astigmatismo é uma dificuldade em focar, tanto ao perto como ao longe e este problema pode aparecer isoladamente ou acompanhado da miopia ou da hipermetropia. As crianças apresentam sintomas das duas situações referidas anteriormente.

- Já o estrabismo é mas fácil de identificar, por se caracterizar por uma perda de paralelismo dos olhos, sendo que eles têm direções diferentes. Estes casos devem ser vistos de imediato por um especialista, para diagnóstico e tratamento do caso para evitar problemas visuais graves mais tarde.

- A ambliopia é a perda de visão em um dos olhos e a sua deteção e tratamento precoce é essencial para promover uma saúde visual em idade adulta. Este problema surge antes dos 7 anos de idade e deve ser tratado rapidamente.

Consulta Criança

Uso de lentes de contato em crianças. Em que situações é uma boa opção?

  Normalmente, a uso de lentes de contato representa inúmeras vantagens para as crianças que sofrem de problemas de visão e por isso o uso de lente de contato nestes casos pode ser uma boa ideia.

Com as lentes de contato os mais pequenos sentem-se mais “soltos” e podem correr e pular sem a preocupação de deixar cair os óculos, o que faz com que eles sejam mais ativos e menos tímidos.

Além disso, a lente de contato protege os olhos contra impurezas e partículas que podem entrar nos olhos, principalmente em ambientes com mais poeira no ar, como no campo ou na praia.

Neste momento, já foram feitos vários estudos clínicos sobre este tema e as conclusões são muito positivas, indicando que as lentes de contato são a melhor opção para corrigir problemas de visão relacionados com:

  • Ambliopias
  • Diferenças de miopias muito grandes em ambos os olhos
  • Cataratas infantis

De uma forma geral podemos dizer que o uso de lentes de contato em crianças é uma boa opção, sendo que é necessário ter alguns cuidados acrescidos com questões de higiene das lentes, por vezes as lentes diárias são a melhor opção.

Crianca com lentes de contacto

A partir de que idade deve uma criança usar lentes ?

  Por norma, os especialistas indicam que a idade ideal para que as crianças comecem a usar as lentes de contato é a partir do momento em que conseguem controlar os seus movimentos.

Uma boa referência para tal é o momento em que aprendem a apertar os atacadores dos sapatos, por volta dos 6 anos de idade.

Para crianças entre os 6 e os 12 anos é aconselhável que os pais ajudem a colocar e retirar as lentes de contato e que se assegurem dos procedimentos de limpeza e conservação das lentes (se aplicável).

Existe situações de ambliopias em que é necessário adaptar lentes de contato a crianças com menos de 6 anos, mas nesses casos os oftalmologistas e/ou optometristas necessitam de fazer vários exames antes de avançar com o tratamento.

Criança a colocar lentes

Conclusão – Uma criança pode ou não usar lentes de contato ?

  Em forma de resumo as lentes de contato representam uma grande vantagem para as crianças a partir dos 6 anos de idade.

Se o seu filho tem algum problema de visão e está a pensar em comprar lente de contato marque uma consulta com o especialista e aborde o assunto, verá como a adaptação é muito simples e rápida.

children contact lensesbebe com lentes de contacto contact-lenses-for-children

Tags: lentes, contato, criancas, diarias, miopia, astigmatismo, visao, hipermetropia Último update: Aug 05, PM

3 Comentários

Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

* Nome:
* E-mail: (Não Publicado)
   Website: (Url do site com http://)
* Comentário:

Lentes de Contato

A loja online de lentes de contacto é uma das vertentes do Projecto Optico, conseguindo assim por este meio ter produtos e serviços a baixo preço. A nossa prioridade é a saúde visual. Queremos ainda com um serviço de qualidade, atendimento especializado, segurança e rapidez, ganhar a confiança dos consumidores na compra de lentes de contacto online|Ama os teus Olhos
Lentes de Contacto

Contactos

(00351) 212 106 222
Segunda a Sábado (10h-19h) Chamada para a Rede Fixa Nacional
(00351) 914 224 461
Todos os dias (10h-19h) Chamada para Rede Móvel Nacional
mail@projectooptico.pt