
Na maioria dos casos relacionamos uma dor ocular com a dor de cabeça, mas o certo é que muitas mais causas podem ser a origem do problema. E quais são as causas? Vamos neste artigo dar alguns conselhos para relaxar a tua visão.
Como se manifesta a dor ocular ?
Normalmente a dor ocular manifesta-se com vermelhidão, ardor, sensação de um corpo estranho no olho, dor no maxilar, aumento de sensibilidade com a pressão, etc. Em muitos casos um corpo estranho por mais pequeno que seja poderá ser a causa. Neste caso devemos recorrer à ajuda de um especialista para que o corpo estranho seja removido.
O que causa a dor ocular?
Devido aos hábitos adquiridos na nossa vida actual, muitas da vezes a dor ocular está associada ao cansaço ocular. Muitas horas de trabalho em frente a monitores de computador, horas de uso intensivo de tablets e telemóveis produzem fadiga ocular ao final do dia. Também deveremos estar atentos a outras causas com repercussões mais graves relacionadas com uma pressão intra-ocular elevada e neste caso uma dor ocular e sensação de picadas pode levar à perda de campo visual. As causas mais frequentes de dor ocular são:
- Glaucoma
- Enxaqueca
- Conjuntivite
- Blefarite
- Chalazio ou Terçolho
- Problemas relacionados com lentes de contacto
Conselhos para evitar a dor ocular.
- Tenta mudar a focagem de perto para longe quando estás muito tempo a ver objectos próximos, como o computador. A cada vinte minutos deves tentar descansar 2 minutos.
- Pestaneja com frequência, pois quando estás concentrado diminuis drasticamente a frequência de pestanejo e começas a sentir secura ocular e ardor.
- Tenta ter sempre uma boa iluminação no trabalho e em casa evitando brilhos e reflexos nas zona de trabalho. - Ter sempre uma postura correcta para evitares problemas cervicais e que estes resultem em visão desfocada e desconforto ocular.
- Se estás em ambientes com ventilação insuficiente hidrata os teus olhos com lágrima artificial para obter conforto.
- Evita esfregar os olhos pois podes causar uma erosão corneal.
- Faz uma visita anual ao teu optometrista ou oftalmologista para que verifiquem todas as estruturas oculares.








