Defeitos Visuais

em Apr 23, PM . 9 Comentários.

 

Miopia

 

Explicação sobre a miopia

O olho míope é "demasiado longo" ou "demasiado forte". As imagens formam-se à frente da retina o que faz com que o cérebro receba as imagens distorcidas e desfocadas. De uma forma geral, o míope vê mal ao longe mas vê muito bem ao perto.

Sintomas:

Os sinais da miopia revelam-se sobretudo na dificuldade para ver ao longe. Franzimos os olhos para ver com nitidez ao longe, não vemos as placas ao longe quando conduzimos, etc. As crianças por norma escrevem com o nariz colado no caderno, pois a sua visão de perto é excelente.

Correcção:

Corrige-se a miopia com lentes côncavas (negativas). Estas lentes recolocam a imagem sobre a retina, o que soluciona o problema. Quanto maior a miopia, maior a espessura do bordo da lente e maior será o peso. Actualmente, graças ao avanço da tecnologia e aos novos materiais produzidos, é possível oferecer lentes mais leves e finas.

 

Hipermetropia

 

Explicação sobre a hipermetropia

O olho hipermétrope vê em principio melhor ao longe do que ao perto. O olho não possui curvatura suficiente, a córnea é mais "achatada", o que faz com que as imagens se formem atrás da retina e o cérebro receba as imagens desfocadas.

Sintomas:

Os sintomas da hipermetropia traduzem-se muitas vezes em fadiga ocular e dores de cabeça, principalmente nas actividades para perto. As baixas hipermetropias passam muitas vezes desapercebidas até aos 40 anos, uma vez que o olho tem a capacidade de "acomodar" para estabelecer uma imagem nítida.

Correcção:

A hipermetropia corrige-se com lentes convexas (positivas) que recolocam as imagens na retina. As lentes para correcção de hipermetropia são mais espessas no centro tendo um bordo mais fino. A diferença de espessura é tanto maior quanto mais forte for a hipermetropia. Também existem materiais modernos que permitem lentes mais leves e finas para correcção da mesma.

 

Astigmatismo

 

O que é o astigmatismo e a correcção com lentes de contacto

O astigmatismo distorce e torna nublada a visão a qualquer distância. O astigmata tem uma visão deformada dos objectos e não percebe a nitidez nos contrastes entre as linhas horizontais, verticais e obliquas. O olho do astigmata tem um defeito de curvatura na córnea (ou no cristalino), sendo mais ovalado o olho. Este defeito visual pode associar-se com outras anomalias visuais como a miopia, a hipermetropia ou a presbiopia (vista cansada).

Sintomas:

O astigmata confunde frequentemente as letras de características próximas como o H, o M e o N, ou os números como o 8 e o 0, ou ainda os sinais como + e o x.

Correcção:

O astigmatismo corrige-se com lentes tóricas (ou cilíndricas), cujas curvas compensam as da córnea. A espessura das lentes não é toda por igual em toda a sua superfície e a diferença da mesma é tanto maior quanto mais forte é o astigmatismo. Também existem materiais de alta tecnologia que permitem lentes mais leves e finas para corrigir o astigmatismo, mesmo quando é associado a outros defeitos visuais (miopia, hipermetropia e presbiopia).

 

Presbiopia

 

Explicação sobre a presbiopia chamada vista cansada

A presbiopia, também designada de "vista cansada", é uma alteração natural da visão que se manifesta em todas as pessoas a partir dos 40 anos: o cristalino perde a elasticidade e perde a capacidade de acomodação para os objectos próximos, o que resulta numa crescente dificuldade para ver bem ao perto. Muitas vezes a presbiopia existe em conjunto com os outros defeitos visuais (miopia, hipermetropia ou astigmatismo).

Sintomas:

O primeiro sintoma traduz-se pelo afastamento do que queremos ver. Por exemplo, diz-se que os "braços já não são suficientemente compridos" para ler o jornal. Não conseguimos enfiar uma linha na agulha. Precisamos de mais luz para ler , ou não conseguimos ler as páginas amarelas.

Correcção:

No caso da presbiopia existem vários tipos de lentes correctivas, nomeadamente, lentes só de leitura, lentes bifocais ou lentes progressivas, dependendo de cada usuário e do uso diário do perto ou da profissão.

As lentes de leitura servem para ler o jornal, costurar, escrever, sem nunca olhar para além dessa distância (30/40cm). Por norma, estas lentes têm o formato de "meia-luas" para que se possa levantar os olhos poder ver a distância intermédia e de longe por cima dos óculos (ou poderá retirar os óculos para ver nas referidas distâncias). Se tentar ver pelas lentes irá ver desfocado tanto no intermédio como no longe.

As lentes bifocais permitem ver ao perto e ao longe e, são caracterizadas por uma linha de separação visível (designada "janela"). Esta linha é muitas vezes um obstáculo, pois os olhos passam bruscamente da visão de perto á visão de longe, sem beneficiarem do campo de visão intermédio. Como pontos negativos temos a questão estética e não possuir visão intermédia, bastante necessária para as actividades actuais (ex. computador).

As lentes progressivas permitem ver nitidamente a todas as distâncias, devido à sua superfície óptica sofisticada. O olhar passa suavemente da visão de perto para a visão intermédia e depois para a visão de longe, sem qualquer esforço, naturalmente. São actualmente a melhor solução para o dia-a-dia.

Nos últimos anos surgiram novas soluções para combater as necessidades de novos hábitos e tarefas do nosso dia-a-dia, surgindo assim soluções como lentes só para computador (visão de perto e visão intermédia), lentes para conduzir (longe e intermédio), lentes para desportos e actividades específicas.

9 Comentários (1 Respostas)

Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

* Nome:
* E-mail: (Não Publicado)
   Website: (Url do site com http://)
* Comentário:

Lentes de Contato

A loja online de lentes de contacto é uma das vertentes do Projecto Optico, conseguindo assim por este meio ter produtos e serviços a baixo preço. A nossa prioridade é a saúde visual. Queremos ainda com um serviço de qualidade, atendimento especializado, segurança e rapidez, ganhar a confiança dos consumidores na compra de lentes de contacto online|Ama os teus Olhos
Lentes de Contacto

Contactos

(00351) 212 106 222
Segunda a Sábado (10h-22h)
(00351) 934 293 817
Todos os dias (10h-22h)
mail@projectooptico.pt