FAQ : Dúvidas e Ajudas

 

A Compra Online

Envio da Encomenda

Lentes de Contacto e Saúde Visual

-É seguro fazer encomendas de lentes de contacto on-line?

-Pagar on-line é seguro?

-As minhas informações pessoais ficam protegidas?

-Porque é que os preços são mais baixos online?

-Quem é o Projecto Optico?

-Que opções de envio utilizam?

-Quanto tempo demora até me enviarem a encomenda?

-O que são lentes tóricas?

-O que fazer se adormecer com as lentes de contacto?

-O que fazer quando ao final de algum tempo de uso, as lentes de contacto incomodam?

-O que devo fazer quando sinto muito as lentes de contacto nos olhos?

-Posso praticar desporto com lentes de contacto colocadas?

-Posso tomar banho de lentes de contacto colocadas?

-Quantas horas posso utilizar as lentes de contacto por dia?

-Qual o prazo de validade das lentes de contacto?

-Qual o melhor produto de limpeza e conservação para as minhas lentes de contacto?

-Posso utilizar soro fisiológico?

-Posso comprar lentes de cor, estéticas sem receita?

-A graduação das lentes de contacto é igual à das lentes dos óculos?

-Posso utilizar a lente direita no olho esquerdo e vice-versa, desde que tenham a mesma graduação?

-Posso utilizar lentes de contacto emprestadas se tiverem a mesma graduação do que eu?

-A visão com as lentes de contacto é melhor do que com óculos?

-Com que frequência devo consultar o especialista?

-Posso colocar as lentes de contacto em água se não tiver liquido de manutenção?

 

O Pedido e Custos

Cancelamentos, Devoluções e Reembolsos

-Os produtos comercializados são originais e fidedignos?

-É obrigatório registar-me para poder comprar?

-Como sei se receberam o meu pedido?

-Como consigo saber se a encomenda já foi enviada e quando?

-Posso comprar lentes que não sejam as prescritas na receita?

-Posso comprar lentes sem receita?

-Que pagamentos aceitam na loja?

-Os vossos produtos já incluem I.V.A.?

-Posso cancelar uma encomenda?

-Posso devolver produtos?

-Em caso de devolução como é restituído o meu dinheiro?

-Posso trocar produtos?

-Em caso de devoluções tenho que pagar o envio?

 

 


 

A  Compra Online

É seguro fazer encomendas de lentes de contacto on-line?

É seguro, actualmente ao fazer o pagamento de produtos on-line, os seus dados pessoais são transmitidos por ligações seguras, protegidas por certificados digitais de segurança (SSL), onde toda a informação é encriptada.

No caso do projectooptico, a sua informação está protegida pelo certificado AlphaSSL.

Voltar ao inicio

Pagar on-line é seguro?

Usamos como métodos de pagamento: pagamento por referência multibanco; transferência bancária e pagamento à cobrança. Estes métodos são super seguros pois não tem que dar nenhum dado pessoal.

Usamos também o pagamento por Paypal, este sistema é o mais utilizado e seguro, permitindo-lhe efetuar as suas compras sem ter que divulgar o seu cartão de crédito a nenhuma outra empresa que não a Paypal.

Voltar ao inicio

As minhas informações pessoais ficam protegidas?

Os dados pessoais do cliente e a sua privacidade estão sempre protegidos nos termos da lei, podendo só e, unicamente, ser utilizados pelo Projecto Optico.

Os dados poderão ser utilizados igualmente para envios de publicidade interna e/ou e-mails informativos.

Voltar ao inicio

Porque é que os preços são mais baixos online?

Os preços online são mais baixos unicamente devido á possibilidade de baixar as margens de lucro, pois há menos encargos, tais como: os elevados gastos inerentes a um espaço aberto ao público, menos funcionários,... etc.

A única impossibilidade de baixar ainda mais os preços, são os elevados impostos de Portugal, tornando a competitividade com lojas online fora de Portugal mais difícil de conseguir.

Voltar ao inicio

Quem é o Projecto Optico?

Somos uma equipa de jovens empresários, que cresceu no mundo da ótica tradicional e em grandes multinacionais. Para conseguir responder a todas as necessidades, a nossa equipa é constituída exclusivamente por profissionais com historial em ótica.

Assim asseguramos um serviço de elevada qualidade com a saúde visual e a segurança no primeiro plano dos nossos princípios.

 

Voltar ao inicio

 

O Pedido e Custos

Os produtos comercializados são originais e fidedignos?

Todos os produtos vêm dos fabricantes correspondentes, poderá atestar que são originais pois são entregues nas embalagens originais e fechadas.

Todos os fabricantes nossos parceiros têm marcas aprovadas e qualidade comprovada.

Voltar ao inicio

É obrigatório registar-me para poder comprar?

Não é obrigatório, pode efetuar a compra sem o registo, mas neste caso sempre que pretender efetuar uma nova compra terá que preencher todos os dados novamente.

Quem tem registo só necessita de efetuar o seu login. Em qualquer dos casos os dados estão protegidos não sendo fornecidos a terceiros.

Voltar ao inicio

Como sei se receberam o meu pedido?

Quando confirma a encomenda no sistema, receberá um e-mail automático confirmando que temos os seus dados e que o pedido está a ser processado. Será facultado nesse e-mail o seu número de pedido.

Poderá sempre em qualquer altura ver o estado da sua encomenda na área de cliente, ou então entrar em contacto por, chat, email ou telefone e teremos todo o gosto em o informar sobre o estado do pedido.

Voltar ao inicio

Como consigo saber se a encomenda já foi enviada e quando?

Quando a encomenda é enviada, recebe sempre um e-mail a informar, ou então entre em área de cliente para ver o estado do pedido.

Voltar ao inicio

Posso comprar lentes que não sejam as prescritas na receita?

Não é aconselhável comprar outro tipo de lente pois não foram prescritas por um especialista, poderão não ser as indicadas para o seu olho. Num uso esporádico até poderá não causar nenhum dano, mas com toda a certeza ao longo do tempo vai causar danos oculares.

Voltar ao inicio

Posso comprar lentes sem receita?

Poderá comprar as lentes de contacto sem receita se fez consulta nos últimos 6 meses e não sente alteração de graduação. Por norma alteramos a graduação de dois em dois anos.

Tenha sempre presente que a prescrição foi prescrita por um profissional em saúde ocular (Optometrista ou Oftalmologista), os Optometristas associados ao Projecto Optico usam os seus conhecimentos para melhorar os nossos serviços mas não prescrevem sem observação dos pacientes, assim o Projecto Optico não assume qualquer responsabilidade por produtos prescritos por si e que podem causar danos muitas vezes irreversíveis.

Voltar ao inicio

Que pagamentos aceitam na loja?

Aceitamos o pagamento por referência multibanco, transferência bancária, Paypal (todos os cartões de crédito) e pagamento à cobrança.

Voltar ao inicio

Os vossos produtos já incluem I.V.A.?

Sim, as lentes de contacto e lentes oftálmicas são taxados a 6%, os outros acessórios como líquidos e armações são taxados a 23%.

Voltar ao inicio

 

Envio da Encomenda

Que opções de envio utilizam?

Utilizamos os CTT por correio registado e correio à cobrança.

Também utilizamos a transportadora CTT Expresso, para uma entrega ainda mais rápida e segura.

Voltar ao inicio

Quanto tempo demora até me enviarem a encomenda?

Uma grande percentagem de lentes está disponível no nosso stock, se a encomenda for efectuada antes das 16h, recebe a encomenda no dia útil seguinte.

Se for uma lente de fabrico (ex: graduações elevadas, astigmatismos, multifocais, ...) poderá ir aos 7 dias úteis. Sempre que a encomenda é realizada e processado o pedido à fábrica, o cliente recebe um email com uma previsão da data de entrega.

Antes do envio o cliente é novamente notificado do dia de entrega.

Voltar ao inicio

 

Cancelamentos, Devoluções e Reembolsos

Posso cancelar uma encomenda?

Para cancelar basta que entre em contacto usando email, telefone ou chat antes de receber o nosso email a informar que o pedido foi enviado. Irá receber posteriormente um email nosso com a confirmação do cancelamento.

Se por algum motivo já tivermos enviado, poderá devolver no prazo de 14 dias, com as embalagens intactas.

Voltar ao inicio

Posso devolver produtos?

Sim, em caso de insatisfação com os nossos serviços poderá devolver, se os produtos não estiverem abertos. Aconselhamos sempre o recurso do apoio ao cliente para resolver a insatisfação e para garantir a melhoria dos serviços.

Voltar ao inicio

Em caso de devolução como é restituído o meu dinheiro?

Após a devolução do produto e verificado que este apresenta condições para voltar a ser comercializado, o seu dinheiro será restituído. Será creditado na conta pretendida.

Voltar ao inicio

Posso trocar produtos?

Sim, se for antes do envio, basta comunicar-nos essa decisão. Depois do envio, se não danificar a embalagem do produto, poderá devolver o produto informando qual é a troca pretendida.

Voltar ao inicio

Em caso de devoluções tenho que pagar o envio?

Sim, no caso da devolução vai suportar o custo do envio, mas o Projecto Optico quando realizar o reembolso, inclui o valor total do produto e do envio.

Voltar ao inicio

 

Lentes de Contacto e Saúde Visual

O que são lentes tóricas?

São lentes para corrigir o astigmatismo que pode estar associado com a miopia, hipermetropia ou presbiopia. (Veja o nosso post: Erros refrativos)

São lentes que têm 2 potências diferentes, para assim corrigir as curvaturas anómalas da córnea.

Voltar ao inicio

O que fazer se adormecer com as lentes de contacto?

Primeiro, não deve tentar logo retirar as lentes de contacto. Utilize lágrima artificial para hidratar as lentes e o olho. Aguarde uns minutos e movimente a lente de cada olho com o dedo. Quando as lentes começarem a movimentarem-se facilmente, poderá retirar.

O ideal é que aguarde algumas horas antes de voltar a colocar lentes de contacto. Não deve adormecer ou dormir com as lentes de contacto pois poderá gerar uma infecção no olho.

Enquanto dorme não necessita de ver melhor, o mais saudável para os seus olhos é retirar as lentes de contacto para dormir.

Voltar ao inicio

O que fazer quando ao final de algum tempo de uso, as lentes de contacto incomodam?

Quando isso acontece, experimente colocar lágrima artificial várias vezes ao dia. Se persistir o incómodo, deve retirar as lentes, suspender o uso por alguns dias e procurar um especialista, ele irá dizer-lhe o que provoca esse incómodo.

Voltar ao inicio

O que devo fazer quando sinto muito as lentes de contacto nos olhos?

Nesta situação deve procurar um especialista pois a lente á partida não será a indicada. Ele irá aconselhar a melhor situação.

Pare de utilizar as lentes de contacto se sentir desconforto e, caso os sintomas persistam, consulte um especialista.

Voltar ao inicio

Posso praticar desporto com lentes de contacto colocadas?

Dependendo do desporto que pratica, muitas vezes até é o mais aconselhável para não danificar os seus óculos. Desportos com pó ou água carecem na mesma de óculos de proteção, pois as bactérias presentes, por exemplo, na água, podem aderir às lentes e causar infeções. Se utilizar lentes nestas situações, desinfete as lentes após a prática desportiva, mesmo utilizando óculos de natação.

Voltar ao inicio

Posso tomar banho de lentes de contacto colocadas?

Deve ter em atenção em fechar os olhos quando tem água a escorrer pelo rosto, mas pode tomar banho de lentes de contacto. Se mergulha no mar ou piscina, deve igualmente fechar os olhos quando mergulha, ou então use óculos de proteção de natação.

Voltar ao inicio

Quantas horas posso utilizar as lentes de contacto por dia?

Deverá ter em consideração a sua visão e o conforto que sente com as lentes colocadas. Não deve utilizar mais do que 8/8 horas por dia. Utilize sempre um bom quido de manutenção de limpeza das lentes. Se fizer um descanso correcto das lentes, utilizará, com certezas, lentes de contacto por mais anos.

Respeite escrupulosamente as horasvde uso indicadas pelo seu especialista em saúde ocular.

Voltar ao inicio

Qual o prazo de validade das lentes de contacto?

O prazo de validade das lentes conta a partir do dia que abre a embalagem individual. Se for uma lente diária, não necessita de liquido de manutenção, retira a lente e deita fora.

Se é uma lente mensal que utiliza, esta só tem a duração de 30 dias, independentemente do número de vezes que utilizar durante esses 30 dias. O mesmo acontece com lentes quinzenais ou semanais. Mesmo quando já passou o prazo de validade e se sente confortável com as lentes deve trocá-las, pois fica suscetível a infeções oculares.

Voltar ao inicio

Qual o melhor produto de limpeza e conservação para as minhas lentes de contacto?

O especialista que lhe prescreveu as lentes terá também, à partida, indicado o melhor líquido de manutenção que retirará as proteínas e sujidade das suas lentes de contacto.

Para a desinfeção e conservação da lentes deverá ter sempre uma solução única para lentes hidrófilas ou semi-rígidas. Poderá usar uma solução salina para enxaguar as sua lentes.

Voltar ao inicio

Posso utilizar soro fisiológico?

O soro não é indicado para hidratação da sua lente de contacto e do seu olho, pelo que não aconselhamos a sua utilização. Deve, em vez do soro, utilizar lágrima artificial. O soro também não é indicado para limpeza e conservação das lentes de contacto, existem líquidos de manutenção das lentes de contacto para esse efeito.

Voltar ao inicio

Posso comprar lentes de cor, estéticas sem receita?

Sugerimos que antes de comprar qualquer lente de contacto consulte sempre um especialista para lhe indicar quais os parâmetros indicados para os seus olhos, pois cada lente de contacto, assim como cada olho apresentam medidas diferentes.

Voltar ao inicio

A graduação das lentes de contacto é igual à das lentes dos óculos?

Não, muitas vezes a graduação pode não ser a mesma. Quando a graduação é considerada baixa os valores até podem coincidir, mas para valores altos chegam a ter diferenças de várias dióptrias. Deverá sempre consultar um especialista para prescrever a sua graduação de lentes de contacto. Confirme que a sua receita tem o valor de graduação para óculos e/ou lentes de contacto. Lembre-se, as lentes de contacto estão em contacto com o olho e os óculos afastados uns centímetros, só um especialista poderá calcular as duas graduações.

Voltar ao inicio

Posso utilizar a lente direita no olho esquerdo e vice-versa, desde que tenham a mesma graduação?

Nunca deve trocar as lentes, a lente direita deve ser sempre colocada no olho direito e a lente esquerda deve sempre ser colocada no olho esquerdo mesmo que tenham a mesma graduação. Existem patologias transmissíveis (conjuntivite, por exemplo) que passarão de um olho para o outro.

Voltar ao inicio

Posso utilizar lentes de contacto emprestadas se tiverem a mesma graduação do que eu?

Não. Como foi referido, existem patologias transmissíveis.

Voltar ao inicio

A visão com as lentes de contacto é melhor do que com óculos?

Por norma a lente de contacto melhora a visão em 5/10% relativamente aos óculos, nomeadamente na visão periférica. Quanto maior a graduação, à partida melhor verá com lentes de contacto relativamente ao uso de óculos. Existem exceções como por exemplo altos astigmatismos que necessitam de um eixo estável.

Com que frequência devo consultar o especialista?

Voltar ao inicio

Deve ir todos os anos, alternando entre um ano oftalmologista e um ano optometrista. Também deve consultar um especialista quando sente alterações na graduação.

Posso colocar as lentes de contacto em água se não tiver liquido de manutenção?

Nunca deverá colocar as lentes em água. Existem várias infeções que estão diretamente ligadas a bactérias que provém da água. A água possui uma concentração de sais que são diferentes das do olho, alterando a forma da lente hidrófila. A lente tem sempre de ser limpa com liquido de manutenção, que contem sais semelhantes à concentração de sais do olho.

Voltar ao inicio





Lentes de Contato

A loja online de lentes de contacto é uma das vertentes do Projecto Optico, conseguindo assim por este meio ter produtos e serviços a baixo preço. A nossa prioridade é a saúde visual. Queremos ainda com um serviço de qualidade, atendimento especializado, segurança e rapidez, ganhar a confiança dos consumidores na compra de lentes de contacto online|Ama os teus Olhos
Lentes de Contacto

Contactos

(00351) 212 106 222
Segunda a Sábado (10h-19h) Chamada para a Rede Fixa Nacional
(00351) 914 224 461
Todos os dias (10h-19h) Chamada para Rede Móvel Nacional
mail@projectooptico.pt